Fátima.
Terra de devoção, lojas de santinhos e chuto na bola. Sim, leram bem. Chuto na bola. Fátima tem uma nova religião: o Futebol.
A arte bolística será provavelmente a última coisa que vos passará pela cabeça quando referido o nome desta santa cidade. Ou a penúltima, depois de pão com chouriço.
Porém, a pequena cidade do Centro recebeu recentemente uma profícua injecção de Vitamina C. "C" de Cromos da bola.
Agastado pela má situação económica e desportiva que arrasava o seu GD Fátima no dealbar do Séc. XXI (quando se fala de algo religioso fica sempre bem meter numeração romana à pressão), o ilustre pároco valonguense António Martins Pereira arregaçou as mangas da sua batina e meteu santas mãos à santa obra. Ah, a batina tem mangas, sim. Possui também um colarinho branco representando a pureza, na frente possui trinta e três botões, representando a idade de Jesus, (o Cristo, não o ex-redes) e nas mangas possui cinco botões representando as cinco chagas do Cristo.
Cromos da Bola, a sua fonte de informação diária.
OK, mensal.
Voltando ao empreendedor pároco, folgo em anunciar que a sua missão teve sucesso. O GD Fátima está de novo entre os maiores clubes nacionais, apesar de alguns jurarem que a quantidade de rezas terá de ser massificada - qual franchising de Fast Prey - caso os fatimenses tenham por objectivo continuar a beber águinha da boa. Desta, não da benta.
António Martins Pereira, o beneplácito, mobilizou toda uma cidade à volta de um ídolo esférico. Começou por pregar uma nova doutrina e atrair seguidores, sendo aclamado por alguns como o Messias. Foi rejeitado, tido por apóstata pelas autoridades, condenado por blasfémia e ostracizado pelas beatas como um líder rebelde. No entanto, os seus sermões não cairam em saco roto. Padre Pereira conseguira uma trupe de apóstolos, filhos da terra sequiosos de bola, que espalharam a sua palavra pelos sete cantos da cidade.
Rapidamente, o sonho tornara-se realidade. A partir da sede do clube, sita na Rua Padre António Martins Pereira, o seu presidente, António Martins Pereira, conseguiu trazer ao Estádio Municipal de Fátima, sito na rua António Martins Pereira, (notam aqui algum padrão?) uma legião de bons samaritanos do chuto na bola, que transformaram a tarefa de colocar o GD Fátima na Liga Vitalis num passeio. Uma procissão, se quisermos. De qualquer forma, tinham uma grande vantagem em relação aos oponentes: se fizessem alguma promessa de ir até Fátima a pé, caso conseguissem colocar a agremiação na Liga Vitalis, o caminho seria curto. Deve ter sido isso.
Uma vez na segunda Divisão da nossa bola, o messiânico pároco decidiu montar uma comunidade de apóstolos do esférico que desse garantias de conseguir em campo o que ele tentava alcançar através das suas privilegiadas ligações às esferas superiores.
O primeiro passo seria encontrar um líder para a dita comunidade, um jogador que funcionasse como o seu braço direito, um terço do seu rosário.
Eis que - obviamente - chega o Bispo, rodeado pelo seu presbitério e assistido por múltiplos diáconos, dos quais se destaca Edu Castigo, responsável pelo departamento de penitências no relvado. Edu é o elo de ligação que o GD Fátima oferece aos seus adversários como prova de que estarão arrependidos dos seus pecados. A finalidade é conseguir que os valorosos oponentes se afastem dos pecados (vulgo, vitórias contra o GDF) por causa dos seus pesados sacrifícios exigidos. Tais como: levar porrada, levar porrada, e levar porrada.
Tudo se conjuga para uma época cromífluamente histórica na pequena cidade de Fátima.
Amén.
9 comentários:
bispo no fatima. se não fosse tão ridiculo, diria que foi de proposito.
bom post ;)
Desejo as maiores felicidades ao Bispo, que é natural da Guarda. Quanto ao Castigo, o ano passado a jogar pelo Nelas na Covilhã conseguiu ver dois amarelos num minuto por ajeitar as meias para perder tempo, pouco depois de ter saltado do banco para entrar. Na primeira viu amarelo, na segunda em vez de marcar o livre rapidamente testou a paciência do árbitro que lhe mostrou logo o segundo.
Bem Haja pela bela estória do Edu Castigo, o jogador amigo.
São esses acontecimentos que põem o sal na sopa da bola.
esse edu castigo tem mais 8 anos do que o que diz, se alguem ja privou com ele que o confirme, "passa a batata qúente" dizia ele no jogo do meiinho.. e é um típico jogador de inverno, só lenha!!!
Hola a todos los asiduos de este blog. Por motivos de funcionamiento interno me he visto obligado a una mudanza forzosa de casa. A la espera de poder redireccionar mi antigua URL, os comunico que a partir de ahora estaré en un nuevo ‘domicilio’.
Os espero aquí. El ‘Hacha’ de Uría. Os rogaría que linkarais mi nueva URL. Un abrazo amigos, gracias.
Estaría bueno intercambiar link t parece??? si no t molesta te pongo en mi lista de blogs amigos si, un abrazo de elblogfutbolero.blogspot.com.
muy bueno el blog por cierto, para aquellos que quieran conocer del futbol argentino que visiten mi blog. Me encantaria hacer nuevos amigos y contactarme con nuevas paginas.
Se puede chatear y comentar de futbol a partir de las 18 horas en adelante o sea las 23 de españa.
Libre opinion, entren y comenten que yo hare lo propio en sus respectivos blogs.
HOJE VÃO RÉZAAAR
FÁTIMA FOREVER.....
O nome da dita equipa é CDF (Centro Desportivo de Fátima) e não GDF. Além disso, a localização do Estádio Municipal de Fátima é na Estrada da Giesteira, e não na rua Padre António Martins Pereira.
Enviar um comentário